terça-feira, 25 de outubro de 2011

Biblioteca pública leva "O Cortiço"
para 55 estudantes do EJA

A Biblioteca João Palma da Silva está de aniversário e comemorou a data dos seus 45 anos com uma série de atividades. Uma delas é poesia no varal. Quem visitar o prédio da Secretaria Municipal de Cultura - Canoas vai poder apreciar as camisetas ornamentadas com poesias.
Mas é claro que o que eu gostaria de contar para nossos leitores é que o CARAPATICUM também fez parte desta festa. Ontem, dia 24, levamos "O Cortiço" para 55 alunos do EJA, do Colégio João Palma da Silva.
No início atrasamos um pouco. Tá bom... nos atrasamos mais que um pouco, devido a vários fatores que não tem porque contar e esquecer de contar o que realmente interessa: Aquele público mais que especial.
Gente do céu, eles eram muito participativos, o retorno que eles nos davam das cenas, ora pelos risos, ora pelo silêncio, incentivavam nós atores carapaticuenses a nos unir, apesar das dificuldade e da falta de uma das colegas, a fazer cada vez melhor.
Valeu Fabiano Braga (Firmo e peixeiro) pela excelente "enjambração" na montagem do cenário. Valeu Guilherme (Henrique, Augustinho) e Duda (Zulmirinha, Pombinha) por chegarem cedo e darem aquela mãozinha especial na preparação da peça. E eu não posso deixar de me retratar com a grande mulher que é RAFELA BIFFI, por ser sempre o que ela é: Uma mulher de verdade e parceira neste grupo!
Não poderia deixar de destacar a participação especialíssima (será que existe esta palavra?) da ex Carapaticum Tatiane Ourique. Imaginem vocês que ela foi assistir a peça e teve que entrar em cena. Valeu querida amiga.
Outros destaques devo dar ao Rafael Tiarajú (sonoplasta), sua namorada Karine Costa (iluminação) e a Mãe da Débora que tirou fotos belíssimas.


Valeu grupo! Mostraram que apesar das dificuldades sabemos que podemos superar, e que em algum lugar deste planeta alguém sempre abençoa nosso trabalho.

 
"... nascemos do meio das pedras, caminho de todo peregrino/ Surgimos da dificuldade pra mostrar a nossa arte..."

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Carapaticum levanta voo na EXPOAER 2012


Com certeza. Mesmo com medo da provável disputa com o barulho das turbinas dos aviões, o Grupo CARAPATICUM encarou a 4.ª contrapartida do Microcrédito Cultural, na EXPOAER 2012.
O que eu penso a respeito? Ora, meus amigos, que foi mais um desafio... que como grupo mais uma vez estavamos juntos, que foi um trabalho realizado com muita vontade, muito desejo de estar lá e contar a nossa história. A história do "O Cortiço", do Aluísio Azevedo.
Nossa peça adaptada para lugares mais abertos como a rua ou um hangar da Base Aérea de Canoas, tem nos trazido algumas dores de cabeça. Mas acredito na capacidade dos profissionais envolvidos, embora muitas vezes nem nos vejamos assim.
O teatro de rua tem uma linguagem tanto vocal quanto corporal diferente do teatro de palco. Os recursos podem variar, sendo possível ser muito criativo em ambos. No caso do espetáculo "O Cortiço" usamos teatro de sombras, cenas onde precisamos do blackout para sair ou entrar de cenas. A música é essencial. Já no "O Cortiço" levado para a rua tivemos que abrir mão destes recursos, falando mais diretamente para o público, pois este de alguma forma está sempre mais próximo. Precisamos ainda repensar a questão da música. Como fazer barulho sem ser ensurdecedor e desafinado. Aí está o próximo passo.
Mesmo assim na EXPOAER não deixou de ser divertido e desafiador.
Áh... mas fomos desbancados no último instante pela esquadrilha da fumaça.
Mas pensando bem, será que eles - da esquadrilha da fumaça - não estavam fazendo todas aquelas acrobacias em nossa homenagem? Pensemos melhor sobre isso! (rsrs)

DIA 24/10, SEGUNDA FEIRA, O GRUPO VAI ESTAR NA SECRETARIA DE CULTURA, APRESENTANDO O CORTIÇO NA BIBLIOTECA PÚBLICA JOÃO PALMA DA SILVA, as 19h30.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CARAPATICUM em Nova Santa Rita

Pela primeira vez o Grupo CARAPATICUM sai do município de Canoas. Tudo bem... nem foi tão longe assim, foi logo ali em Nova Santa Rita.
Logo ali em Nova Santa Rita que nada! Então não podemos nos orgulhar de termos sido convidados a apresentar "O Cortiço" lá? Pois estamos, sim senhor! Esta apresentação aconteceu no dia 30 de setembro, as 20h.
Encerramos a semana do idoso que estava acontecendo na cidade, com um público de 92 pessoas. Buscamos fazer nosso melhor para um público que, tão atenciosos, nos escutavam contar a história de João Romão e sua turma no cortiço.
Isso sem contar que nossa amiga, a atriz Rafaela Biffi estava de aniversário justamente neste dia!
Que venham outros desafios!