quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Narcisos

Narcisos

No belíssimo filme "O Grande Ditador", de Charles Chaplin, que inspirou o Grupo CARAPATICUM para a montagem que deve estrear em março de 2013 (se o mundo não acabar), tem uma cena que chega a ser poética, logo no início do filme. Trata do momento da queda do avião com Shultz e Jaeckel.
O avião está caindo, eles não tem mais o que fazer, e Shultz conta dos cuidados de sua doce amada Hilda com os narcisos. 
Esta cena no palco promete. Nós do grupo não conhecíamos as flores chamadas narcisos, então, para matar a sua provável curiosidade, aqui está. Senhoras e senhores... os narcisos...



     * Os Narcisos são originários da Europa e da Ásia, possuem flores com diversas formas e variedades de cores. Têm majestosas flores, que se assemelham às flores das orquídeas.


*As folhas dos Narcisos despontam no Outono e persistem até á Primavera, ou seja, até á época de floração. As flores são suspensas por um longo pedúnculo carnudo podendo ser erectas ou pendentes, em grupo ou solitárias, de cor amarela, laranja, branco e creme.

* Sendo considerada o símbolo tradicional da vaidade, o seu nome tem origem no personagem mitológico Narciso. Segundo a mitologia grega o nascimento destas flores relacionava-se com a morte de Narciso, um rapaz extraordinariamente bonito, filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liriope que morreu afogado num rio, no qual via a sua imagem refletida, tendo se apaixonado por si mesmo. Ali cresceu esta flor, que recebeu o seu nome.